Marketing é uma daquelas palavras que todo mundo já ouviu, mas que nem sempre é compreendida em sua totalidade. Para muita gente, marketing ainda é sinônimo de propaganda — mas, na prática, ele é muito mais do que isso. É estratégia, experiência e conexão.
Vamos entender melhor por meio de um exemplo simples, mas eficaz.
Imagine que um novo restaurante acaba de abrir na sua cidade:
- Quando ele espalha cartazes nas ruas anunciando “Inauguração neste sábado!”, isso é propaganda — uma comunicação direta para gerar visibilidade.
- Se ele distribui amostras grátis para quem passa pela frente, está usando a promoção como ferramenta para atrair o público de forma mais ativa.
- Um influenciador posta sobre a experiência incrível que teve por lá? Isso é publicidade, e agrega credibilidade pela recomendação de terceiros.
- Se um crítico gastronômico elogia o restaurante em um artigo ou reportagem, isso faz parte das relações públicas, ampliando o alcance da reputação.
- Quando o cliente entra, é bem atendido, entende o cardápio, se encanta com a experiência e acaba gastando mais do que planejava — estamos falando de vendas.

Agora, se todas essas ações foram pensadas, planejadas e executadas para garantir que o restaurante se tornasse um sucesso, então estamos diante de algo maior: isso tudo é marketing.
Marketing é o fio condutor que integra ações pontuais em uma estratégia coesa. Ele é responsável por atrair, envolver e converter. É o que garante que cada etapa da jornada do cliente — do primeiro contato à fidelização — faça sentido e gere resultados.
Marketing não é só publicidade. É planejamento, posicionamento e percepção.
Quer aplicar tudo isso na sua empresa de forma estratégica?
Na Match, ajudamos marcas a conectarem propósito com resultado. Com estratégias inteligentes de conteúdo, tráfego pago e presença digital, transformamos ações soltas em crescimento real.